Covid-19: Sindicato pede ao governo prioridade na vacinação dos Bancários
Joinville – A inclusão da categoria bancária entre as prioridades da vacinação contra a Covid-19 foi tema de reunião entre o movimento sindical e representantes do governo federal e da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban).
“É necessária a prioridade da categoria bancária no Plano Nacional de Imunização (PNI)”, assevera Valdemar Luz, presidente do Bancários Joinville. “Agências bancárias são locais perigosos para a disseminação do vírus e os bancários e financiários tem atendido milhões de pessoas durante a pandemia, correndo o risco de serem contagiados e também de contagiarem suas famílias e seus clientes”, alerta o sindicalista.
As estatísticas mostram elevado índice de mortalidade da categoria no período da pandemia. O setor de atividade financeira, no qual está incluída a categoria bancária, registrou aumento de 114,6% no número de desligamentos por morte no 1º trimestre de 2021 em relação ao mesmo período de 2020.
A média nacional desses desligamentos na comparação entre os mesmos períodos foi bem menor, de 71,6%. Em uma análise dos desligamentos por morte apenas na categoria bancária, a variação no número de desligamentos por morte foi de 176,4%. Os números são do Boletim Emprego em Pauta, do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) de maio de 2021.
“O movimento sindical já tentou reunião com o Ministério da Saúde, mas como não poderia deixar de ser, até agora não há resposta”, ressaltou Valdemar.
O pleito segue para o Governo.