Sindicato dos Bancários participa de formação em São Bento do Sul
São Bento do Sul – Preparar-se para os novos desafios; Aprofundar a visão política do mundo; Reciclar-se como Sindicalista; Aprender, aprender e aprender cada vez mais para multiplicar. Com estas ideias em mente, o Bancários Joinville participou do curso “Dilemas e desafios para o Movimento Sindical diante da atual crise Política e Econômica Brasileira” para dirigentes sindicais, realizado em São Bento do Sul – SC nos dias 09 e 10 de novembro de 2017.
O curso foi organizado pela Macrorregião Norte da UGT, com os secretários Silvio de Souza, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Materiais Plásticos de Joinville e Região e Valdemar Bruno da Luz Filho, presidente do Sindicato dos Bancários de Joinville e Região.
“Estamos fundando um novo sindicalismo”, relata Valdemar Luz. “O curso abriu novos horizontes e nos trouxe ainda mais ideias; e são ideias que estamos colocando em prática imediatamente, como o Congresso Sindical, por exemplo.”
Os trabalhos foram dirigidos pelo professor Erledes Elias da Silveira, mestre em educação, formador na área político-sindical e coordenador da Secretaria de Organização e Políticas Sindicais da UGT. Credenciado pela Confederación Mundial del Trabajo (CMT) e pela Central Latinoamericana de Trabajadores (CLAT), o professor conta que, pela UGT, já coordenou cerca de 250 cursos de formação. “Nos cursos fazemos o resgate da história do movimento sindical e trabalhamos com um compromisso de conteúdo político e ideológico”, explica.
O professor propôs a reflexão sobre o compromisso ideológico do papel do sindicalista na sociedade e destacou a importância de os dirigentes e sindicalistas se manterem, a todo momento, bem informados. “É necessário estar sempre atentos ao que dizem as lideranças das entidades. Precisamos debater propostas para discutir com o trabalhador como vamos sair do buraco, dessa crise. Não tenho dúvida que nosso caminho é se aproximar do trabalhador e filiar cada vez mais profissionais”.
Erledes ressalta que os Sindicatos têm um papel fundamental na relação capital-trabalho e na sociedade. “Uma das maiores invenções que tivemos no mundo, na área social, foi a criação dos Sindicatos”, disse.
Entre os temas abordados no durante o curso estão o dia a dia da administração sindical que debateu junto aos diretores os reflexos do neoliberalismo no movimento sindical, e fez uma reflexão sobre o compromisso do movimento sindicalismo atualmente.
Além da análise da situação atual do País, o mestre falou da necessidade de se pensar no futuro e planejar. “É preciso ter uma ideologia. O Estado tem que ter o ser humano em primeiro lugar, uma sociedade organizada para assegurar os direitos dos cidadãos, que priorize a sustentabilidade pensando nas próximas gerações”.
Erledes Elias salientou que é necessário sair bem do momento conturbado atual. “Toda crise, toda guerra, serve para se refletir e para reagir e transformar. Espero que tenha aqui companheiros decididos a mudar o mundo”, finalizou.
O curso contou com a presença de diretores sindicais de todo o norte de Santa Catarina, mostrando o engajamento dos sindicatos em buscar conhecimento para ser aplicado no dia a dia da administração dos sindicatos.
Na ocasião, o Bancários Joinville aproveitou para colher assinaturas para o Projeto de Lei de Iniciativa Popular para revogar a Lei n° 13.467/2017 e adequações das Leis 6.019/1974 (Trabalho Temporário), 8.036/1990 (FGTS) e 8.212/1991 (Custeio da Previdência Social). Redação Bancários Joinville