Entidades sindicais cobram e Caixa paga PLR nesta terça-feira 03
Joinville – A Caixa Econômica Federal paga a antecipação do pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) nesta terça-feira 3. O anúncio foi feito depois que as Entidades Sindicais cobraram, em mesa de negociação permanente, que a Caixa antecipasse a primeira parcela da PLR, assim como a PLR Social. De acordo com a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) dos Bancários, os Bancos têm até 20 de setembro para pagar a primeira parcela da PLR.
A PLR na Caixa é composta, além da regra básica e da parcela adicional previstas na CCT da categoria no módulo (FENABAN), pela PLR Social, conquista dos empregados na campanha de 2010. A PLR Social é a distribuição linear de 4% do lucro líquido a todos os empregados. Na Caixa, é antecipado 50% do valor da PLR na primeira parcela (levando a projeção de lucro em consideração).
A primeira parcela da PLR 2019 virá com correção da inflação (no período entre 1º de setembro de 2018 e 31 de agosto de 2019), mais 1% de aumento real. “O aumento real de 1% em 2019, para salários e demais verbas como a PLR, foi uma conquista da mobilização da categoria na nossa Campanha Nacional 2018 que, em cenário desfavorável com a aprovação da reforma trabalhista, garantiu também todos os direitos previstos na CCT”, conclui o Sr. Odilon Fernandes.
A PLR não caiu do céu nem foi dada de presente pelos Bancos. A verba é uma conquista dos Bancários, que precisaram fazer muitas greves e mobilizações para incluí-la na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), em 1995. Com o passar dos anos, as campanhas salariais dos Bancários buscaram regras melhores e a distribuição de mais valores, como em 2005, quando foi conquistado o adicional da PLR.
Agora, precisamos de sua ajuda para manter e ampliar a nossa luta. A força de um Sindicato vem de seus Sócios. Se você ainda não é sindicalizado, sindicalize-se!