Itaú cria novo cargo transformando Caixas em Agentes; Sindicato quer saber
Joinville – Seguindo os passos do Santander, o Itaú vai promover uma modificação em seus cargos de Escriturário-Caixa. Por isso o movimento sindical e a Comissão de Organização dos Empregados do Itaú (COE-Itaú) reivindicam reunião com o banco para discutir a transformação de alguns caixas em agentes de negócios. O novo formato de atendimento começa a ser testado em julho, em São Paulo.
De acordo com o Itaú, os primeiros caixas que mudarão de status terão que ter, no mínimo, a Certificação Profissional ANBIMA – Série 10 (CPA-10). O Itaú garantiu que não haverá mudança de carga horário nem de gratificação.
Jair Alves, coordenador da COE Itaú, revela que o banco vai precisar explicar como ficarão os gerentes operacionais (GO) dentro das agências, como será a capacitação para quem tem CPA-10 neste momento de pandemia e quais serão os desdobramentos para quem não tem a certificação. “Eles serão demitidos, terão a possibilidade de capacitar, em quais condições, por qual período? Isso sem falar que vivemos em meio a uma pandemia e temos de respeitar uma série de restrições”, lembrou.