Mesmo com cenário adverso, aumento real dos bancários está garantido
São Paulo – Sindicalistas se reuniram em São Paulo O Comando Nacional dos Bancários se reuniu em São Paulo nestas terça e quarta-feira, com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). Em pauta, discussões sobre a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) com relação à garantia de reajuste nos salários e cláusulas econômicas e as datas de pagamento da Participação nos Lucros e/ou Resultados e programas próprios dos bancos, além de debates diversos de interesse dos trabalhadores.
Sobre a PLR, a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria determina que os bancos privados efetuem o pagamento até o dia 20 de setembro; o Banco do Brasil até 10 dias após a distribuição dos dividendos aos acionistas; e a Caixa até o dia 30 de setembro. Os bancos garantiram o cumprimento dos pontos acordados na CCT, inclusive a data de pagamento da PLR. A exceção do Santander, que terá que pagar somente no dia 30, devido o cálculo e sistema de pagamento do programa próprio.
Caso algum banco consiga antecipar o pagamento da primeira parcela da PLR, vai informar antecipadamente aos Sindicatos.
O reajuste com aumento real (INPC + 1%) incide sobre os salários e demais cláusulas econômicas, como vale refeição, vale alimentação, auxílio creche/babá, PLR, pisos, gratificações e 13ª cesta. O INPC será divulgado dia 06/09/2019.
Trabalho aos sábados
Os sindicalistas reunidos ressaltaram a contrariedade da categoria com a proposta de abertura de agências e de trabalho aos sábados e que vai continuar lutando contra a aprovação do Projeto de Lei de Conversão (PLV) 17/2019 (antiga MP 881/2019) pelo Senado.