Negociação com Santander apresenta avanços, mas ainda são insuficientes
São Paulo – Na mesa de negociação com o movimento sindical, nesta sexta-feira 10, o Santander apresentou uma proposta de banco de horas negativo considerada insuficiente pelo movimento sindical: anistia de 10% das horas devidas, começando a contar desde 1º de abril de 2020, e com 18 meses para compensar.
O Sindicato reivindica que comece a contar somente a partir de 1º de maio, que sejam abonadas todas as horas de final de março e abril, que os trabalhadores tenham 12 meses para compensar o restante e que, o que não for compensado nesse período seja abonado.
O banco ficou rever e apresentar nova proposta na próxima semana. Vale destacar que em outros países, o Santander nem sequer adotou a compensação de horas negativas resultantes da pandemia de coronavírus. Portanto, é esperada uma proposta mais vantajosa para os bancários brasileiros. “Não podemos aceitar uma proposta que seja ruim aos trabalhadores”, afirma Valdemar Luz, presidente do Sindicato dos Bancários e Financiários de Joinville.
Motor de Vendas
Por outro lado, o Santander voltou a defender o controverso Motor de Vendas. Para o banco, o programa de metas tem o objetivo de orientar os trabalhadores na entrega de metas diárias, o que, segundo o Santander, incentivaria os funcionários. “Não é o que vemos. A cobrança é diária por audio-conferências e por telefone, e os bancários se sentem assediados. Torna-se um clima de pressão que tem causado adoecimentos psíquicos”, rebate Valdemar.
O Motor de Vendas também aumenta a sobrecarga dos bancários, uma vez que, como o banco mesmo admitiu, as metas diárias não anulam as metas mensais do programa Mais Certo, o tradicionalmente implementado na rede de agências. Os representantes do Santander, apesar de defenderem o programa, se comprometeram a orientar os gestores sobre essas cobranças.
Salário dos afastados
Outro ponto discutido na reunião foi a complementação de salário para afastados pelo INSS. Os representantes do bancos disseram apenas um pequeno grupo está afastado, e que está sendo feita a complementação de salários sem prejuízos para os trabalhadores. Disseram ainda que o banco está aberto para discutir os casos pontuais, a fim de que nenhum trabalhador seja prejudicado.
Mudança de função GA e GR
Por fim, foi debatida a alteração de função do GA e do GR. O Santander passou para o gerente de relacionamento a responsabilidade por abrir contas de novos clientes, tanto pessoas físicas quanto jurídicas; isso antes era feito pelo Gerente de Atendimento, que para isso conferia documentos e assinaturas antes que o processo fosse formalizado.
Os dirigentes sindicais manifestaram sua preocupação com a possibilidade de fraudes e que isso pudesse resultar na responsabilização do trabalhador e a uma consequente demissão. Mas o banco informou que fez um controle das contas abertas nos últimos meses e que houve redução das fraudes. “O Sindicato estará acompanhando esse processo e os bancários devem nos ajudar procurando a entidade caso tenham algum problema”, orienta Valdemar.