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Nova reunião com Santander garante reembolso de teste de covid de farmácia

Durante a reunião virtual realizada com o Banco Santander (Brasil) S.A, nesta quinta-feira 27, a instituição financeira decidiu reembolsar as despesas de funcionários com testes de covid 19 realizados em farmácia.

A solicitação é feita pelo movimento sindical desde o início deste mês quando houve agravamento da crise sanitária e muitos laboratórios estavam com a demanda muito alta.

A comissão do Santander lembrou ainda que o banco vai dispensar do trabalho o bancário que apresentar sintomas de COVID; a quem testar positivo, será determinado o isolamento por dez (10) dias, podendo ser reduzido para sete (7) dias, de acordo com orientação médica.

O banco destacou ainda que não pode autorizar o fechamento da agência onde houver bancário testado positivo. A medida não está prevista no Protocolo COVID assinalado por aquela instituição financeira.

Quanto ao pagamento de horas extraordinárias de trabalho no sábado passado (22/1), o banco disse que não tem condições de arcar com as despesas. No entanto, ficou de levar para a diretoria  o pleito e dará resposta ao movimento sindical o mais rápido possível.

Veja as medidas que o banco atendeu:

  • Nenhum funcionário deve trabalhar com qualquer sintoma relacionado à covid-19 ou gripe. Nos primeiros sinais, deve se afastar imediatamente, contatar o médico (preferencialmente a telemedicina), informar o gestor e se submeter ao teste.
  • O afastamento foi reduzido para 10 dias, conforme portaria e novas recomendações médicas, no entanto, o retorno só se dará caso o trabalhador esteja há 24 horas sem tomar medicação antitérmica e sem sintomas. Caso ainda esteja com sintomas, deve procurar o médico e o retorno dependerá de orientação médica neste sentido. O movimento sindical continuará monitorando as orientações técnicas e científicas nesse sentido e, se preciso, procurará o banco novamente.
  • Desde o inicio do ano já foi emitido 2 novos comunicados com orientação aos funcionários e mais um deve sair nos próximos dias. O banco atendeu o pedido do movimento sindical de reforçar a comunicação interna de orientação.
  • Quanto à sanitização, o banco informou que todas as equipes de limpeza têm sido reforçadas e que as limpezas são diárias em todos os locais. Informou também que é feita com produtos específicos para eliminar os vírus. No protocolo de higienização consta a limpeza de mesas, cadeiras, teclado, ATMS, portas, piso, banheiros e todos os objetos da agência. A COE reforçou a necessidade de aumentar a regularidade das limpezas, e nos locais onde não estejam sendo feitas, os trabalhadores devem acionar o Sindicato.
  • Ressarcimento de testes de farmácia: atendendo ao pedido do movimento sindical desde o inicio da pandemia, o banco tem ressarcido os testes rápidos. Para ter o ressarcimento, os gestores devem informar ao banco todos os contatantes e suspeitos, que imediatamente deverão receber um QRcode para ser utilizado na farmácia mais próxima. Este procedimento consta na intranet e está disponível para todos os funcionários.

Medidas que o banco não atendeu:

  • O banco permanecerá mantendo o contingente de trabalhadores no presencial, baseado na necessidade do negócio e da produtividade. A COE reiterou o pedido para que o Santander reveja este posicionamento, pois aglomerações aumentam o risco de transmissão e da também a sensação de insegurança dos trabalhadores.
  • O banco informou que não há critérios definidos para fechamento de agências, que cada local e situação é avaliado individualmente. O movimento sindical apontou que isto é um grande problema, pois a falta de critério tem gerado dúvidas e dificulta a fiscalização, e que com mais de 2 anos de pandemia é urgente que o banco defina e divulgue os critérios.
  • Definição de contatantes: o Santander tem seguido as novas medidas implementadas pelo Ministério da Saúde, que define contatantes como pessoas que tiveram contato com casos confirmados a menos de 1 metro e por mais de 15 minutos, com o uso inadequado das máscaras. O banco informa que, em casos de dúvidas da metragem e do tempo, o trabalhador deve ser afastado também e se submeter ao teste. O movimento sindical deixou claro ao banco que discorda deste critério, pois há fragilidade e dificuldade de aferir quanto tempo os trabalhadores ficaram em contato uns com os outros.

“Importante ressaltar que temos cobrado diariamente do Santander e efetuado reuniões todas as semanas com o intuito de melhorar as condições dos bancários e financiários”, assevera o presidente do Bancários Joinville e coordenador do COE pela FEEB-SC, Valdemar Luz.

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