BancosSantander

Pesquisa Santander: como eu posso me enganar hoje?

Banco pede para que funcionários avaliem ambiente de trabalho, gestor e a própria empresa, mas resultado final do questionário poderá significar perda da remuneração variável e até do emprego.

O Santander está aplicando um questionário aos seus funcionários para que avaliem o banco, seu ambiente profissional, a própria forma de trabalho, e a atuação dos gestores. Algumas das perguntas da enquete são: “meu gestor direto promove a importância da gestão de riscos ao identificar, gerenciar e reportar positivamente todos os riscos?” e “meu gestor direto estimula ativamente um ambiente onde a equipe pode opinar, falar claramente e debater sem medo?”.

O problema é que o gestor terá acesso a todas as respostas. Ao final do questionário, o bancário deverá atribuir uma nota a si mesmo e o gestor poderá aumentá-la ou diminui-la. A avaliação final poderá impedir o trabalhador de receber a remuneração variável (bônus) e possivelmente uma nota abaixo da média (3) o deixará vulnerável à demissão.

Então não podemos responder a verdade, porque as perguntas têm um tom de insinuação. Temos de responder o que eles querem, resume uma bancária.

A forma como essa pesquisa está sendo aplicada reforça que o objetivo não é a melhoria das qualificações dos empregados e do ambiente de trabalho, pois ninguém tem liberdade de responder aquilo que acredita.

O resultado desse questionário baseado em opressão e punição será enviesado e terá um efeito completamente nulo. Só servirá para retirar a remuneração variável dos bancários, fundamentar demissões ou enganar o próprio RH, como se o banco fosse um ambiente ótimo para se trabalhar e livre de assédio moral, o que está longe de ser realidade.

A política do Santander gira em torno do slogan “o que a gente pode fazer por você hoje?” Respondendo, o banco poderia contratar mais funcionários, não alterar as metas durante o período previamente estabelecido e respeitar a cláusula do Acordo Aditivo dos funcionários do banco que coíbe práticas de assédio moral. FEEB-PR

webmaster

A página do Sindicato dos Bancários de Joinville é um instrumento de informação, formação e interação com a categoria e a comunidade em geral.

Deixe um comentário