Rede do Conhecimento: empregados Caixa já podem se inscrever
Já está no ar a Rede do Conhecimento, projeto da Fenae e das Apcefs que disponibiliza cursos, à distância e presenciais, de educação e formação profissional e pessoal para empregados da Caixa Econômica Federal. A cerimônia de lançamento ocorreu nesta terça-feira (25), no Hotel Royal Tulip, em Brasília (DF). Trabalhadores do banco e outros convidados assistiram a palestras de Tiago Mattos, sócio-fundador da Perestroika/Aeroli.to, e de Rogério Saab, gerente nacional de Inovação (GENOV) da Caixa.
Na abertura, o presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira, destacou que a Rede do Conhecimento foi criada com base em uma recente pesquisa feita com empregados da Caixa. “Identificamos essa demanda por cursos não apenas para o crescimento profissional, mas também para o desenvolvimento de habilidades e hobbies. Já temos 40 disponíveis e estamos trabalhando para pelo menos dobrar esse total até o final do ano. Convido todos os colegas a utilizarem a plataforma e mandarem sugestões de outros cursos de interesse”, afirmou.
Em sua palestra, Tiago Mattos detalhou os pilares das novas formas de aprendizagem. Citando o futurista Alvin Toffler, frisou: “o analfabeto do século XXI é aquele que não sabe aprender a aprender, a desaprender e a reaprender”. Para ele, a Rede do Conhecimento tem tudo para estimular essa necessária quebra de padrão. “Festejo o nascimento de uma rede que nos leve a aprender mais”, disse.
Segundo Rogério Saad, a plataforma lançada pela Fenae e pelas Apcefs terá um papel fundamental de estimular a inovação entre os empregados do banco, somando-se a iniciativas existentes como a da Caixa Lab. “Inovação é para qualquer um, pode ser mais simples do que parece e fica muito melhor quando feita por dois, três, ou seja, construída coletivamente”, destacou.
Odinilton Lima, empregado da Caixa em Brasília (DF) e associado à Apcef/DF, se mostrou otimista após o lançamento da Rede do Conhecimento. “Tenho a expectativa de que ela seja totalmente diferente do ambiente corporativo, operando de forma mais colaborativa. É preciso ainda estar aberto a sugestões de todos os empregados. Existe a necessidade de que sejam oferecidos cursos que não tenham relação direta com o trabalho. Isso será fundamental para absorver as habilidades pessoais de cada participante”, avaliou.
Cursos e Inspira Fenae
Quarenta cursos estão disponíveis no www.fenae.org.br/rededoconhecimento neste primeiro momento. Na categoria Artes, por exemplo, há os de Caricatura em Aquarela, Cinema com Celular e Lettering. Em Marketing & Comunicação, Construção de Marca, Design Estratégico e Identidade Visual são algumas das opções. Já na área de fotografia, há cursos para se aprimorar na produção de fotos de gastronomia, animais, arquitetura e espetáculos. Destaque ainda para o curso Inovação para Todos. Alguns módulos estão acessíveis para todos, mas a maioria é exclusiva para os associados às Apcefs.
Atividades como assistir às aulas, fazer o download de materiais complementares, realizar exercícios e concluir e avaliar cursos serão recompensadas com o acúmulo de moedas. Os mais bem colocados concorrerão a vagas no Inspira Fenae, grande evento com diversas palestras e mesas-redondas apresentadas por pensadores e referências nacionais e mundiais na formação de líderes e mercado de trabalho. O Inspira será realizado no primeiro trimestre do próximo ano, mas o local e a programação ainda não foram definidos. Fenae