Banco do BrasilBancosSindicato

Reestruturação BB: nova reunião do movimento sindical

Joinville – No dia 26, houve uma reunião por videoconferência, entre cerca de 80 sindicalistas com a CONTEC e seu departamento jurídico, visando as ações em relação à reestruturação anunciada e já em processo no Banco Do Brasil.

Na ocasião, foi debatido de que forma seriam as ações judiciais para defender o direito dos bancários que vierem a ser prejudicados pelas medidas do BB. Os advogados presentes informaram que a Minuta de Petição para que os sindicatos ajuízem as ações contra o BB estão disponíveis e o procedimento sugerido seria uma Ação Civil Pública para preservar o pagamento da Gratificação de Caixa aos funcionários que tiverem atingido 10 anos na função, principalmente antes da Reforma Trabalhista de 11/11/2017.

Diante disso, representantes das entidades sindicais presentes, reforçaram a solicitação manifestada na reunião anterior (20/01), para que a CONTEC entre com Ação Judicial a nível nacional, representando todos os bancários do BB, considerando a necessidade de urgência.

Joinville sem paralisação no dia 29/01

Os diretores do Sindicato estiveram conversando com os funcionários do BB durante os dias 22 e 26, onde entregaram a edição especial do Info Bancários Especial BB #6 e uma Carta Aberta à população. No dia 26 realizou uma assembleia para sentir a disposição dos colegas em participar de uma grande greve no dia 29. O Sindicato chegou a publicar aviso de greve no Jornal AN Online.

Infelizmente, uma percentagem ínfima de bancários votaram, não chegando a 5% do total de funcionários, e ainda assim, vencendo os que votaram pela não participação na greve. Por isso não houve qualquer possibilidade de dar início a qualquer movimento paredista.

Mas o Sindicato, que era a favor e indicava a greve como uma esperança de ver seus direitos conquistados, se curva à maioria e respeita a decisão dos funcionários do Banco do Brasil, que não votaram (a colossal maioria) ou que votaram contra, afinal, numa democracia é assim.

Mesmo sem a paralisação, daremos continuidade à todas as outras ações em defesa dos funcionáros do BB.

Principais notícias

> Bancários Joinville em Dia de Manifestação Nacional
> Segundo dia de luta e Sindicato presente nas agências do BB
> InfoBancários Especial Banco do Brasil #6
> Reestruturação BB: Carta Aberta à População
> Reestruturação BB: Principais autoridades políticas de SC recebem ofício
> Sindicato convoca funcionários do BB para assembleia online
> Comunicado n° 01/2021: AVISO DE GREVE (Banco do Brasil, 29/01/21)
> Comunicado n° 02/2021: Sobre paralisação do Banco do Brasil na sexta, dia 29

webmaster

A página do Sindicato dos Bancários de Joinville é um instrumento de informação, formação e interação com a categoria e a comunidade em geral.

Deixe um comentário