BancosSantander

Santander alarma trabalhadores ao exigir CPA

São Paulo – O Santander enviou comunicado aos trabalhadores determinando prazo de 90 dias para que todos tivessem a certificação da Anbima CPA-10. A informação gerou alarme entre os bancários e não estava de acordo com o que foi negociado em mesa com o movimento sindical.

“O comunicado realizado pelo banco foi muito mal redigido, assustando os trabalhadores”, critica Valdemar Luz, presidente do Bancários Joinville.

O comunicado estipula prazo de 90 dias contados a partir do momento em que o bancário assumiu a nova função. Porém, a grande maioria dos funcionários assumiu em maio, época em que o banco reestruturou os cargos, criando a função de gerente de negócios, para os quais passa a ser exigida a certificação. Portanto, pelo comunicado, o prazo já está sob prazo final.

O negociado com o movimento sindical foi que para os trabalhadores que estão na ativa o prazo para tirar a certificação é de 30 dias. E para os que estão retornando de afastamento médico, são 60 dias, contados a partir da data do retorno. Mas o comunicado do banco é dirigido a todos os trabalhadores, sem levar em conta as especificações de cada caso, como por exemplo o prazo para os que retornam do afastamento.

Diante disso, o Sindicato procurou o RH do banco, que reconheceu que o comunicado está mal escrito. E garantiu que o banco não afastará do cargo o trabalhador que não tiver a certificação, como dá a entender o comunicado. Os representantes dos trabalhadores ainda solicitaram ao banco que refaça o anúncio, com as informações corretas.

O Sindicato orienta os trabalhadores a não assinarem esse comunicado, até que o mesmo tenha informações claras e de acordo com o negociado. Se algum trabalhador for pressionado para assinar, ou se sofrer sanções como o afastamento da função, ele deve comunicar imediatamente ao Sindicato. O trabalhador pode procurar pessoalmente ou ainda fazer a queixa pela Central de Atendimento: (47) 3433-3022, ou pelo whatsapp: (47) 997-232-128. O sigilo é garantido.

Os representantes do Santander informaram que conseguem saber, pela Anbima, quantos trabalhadores tentaram a certificação e não conseguiram obtê-la. Tais casos serão acompanhados de outra forma, pois não é o mesmo daqueles que nunca tentaram a certificação. Portanto, independentemente do comunicado ou dos prazos, o Sindicato orienta os bancários a procurarem se certificarem. O percentual dos bancários do Santander que não têm a CPA-10 é muito baixo, segundo o banco é de cerca de 10%.

Cursos CPA-10

O Sindicato oferece cursos de preparação para as provas de CPA-10 e CPA-20 da Anbima várias vezes ao ano. O convênio que o Sindicato tem com a Academia do Bancário de Curitiba têm um índice alto de aprovação e os bancários sindicalizados têm desconto. Para quem trabalha no setor financeiro, é fundamental ter o CPA-10. Mesmo que o trabalhador saia do banco, ele estará mais qualificado para o mercado de trabalho, caso procure emprego em outra instituição financeira.

Em breve anunciaremos a próxima turma de CPA-10 e 20. Confira aqui no site.

webmaster

A página do Sindicato dos Bancários de Joinville é um instrumento de informação, formação e interação com a categoria e a comunidade em geral.

Deixe um comentário