Campanha SalarialSindicato

Sindicato debate pauta da categoria no 48º Encontro Nacional

Joinville – Um dos passos mais importantes da Campanha Salarial dos Bancários, é o 48º Encontro Nacional de Dirigentes Sindicais Bancários e Securitários para a Planificação da Campanha Salarial 2020, que será realizada nesta terça-feira 20.

O evento reúne delegados bancários de todo o país, de bancos públicos e privados, e aprova a pauta de reivindicações da categoria, a ser negociada com a Fenaban (Federação dos bancos) para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) dos bancários.

> Bancários Joinville lança pesquisa sobre Home Office
> Sindicato participa de reunião com a FEEB-SC
> Sindicato presente no Encontro de Dirigentes Sindicais de Bancários do Sul
> Fenacrefi suspende temporariamente as negociações

“Por conta da pandemia de coronavírus e da necessidade de manter sempre que possível o isolamento social, este ano, pela primeira vez na história, a Conferência será realizada de forma virtual, com transmissão oferecida ao vivo do Centro de Formação e Requalificação Profissional dos Bancários (CFRP) na sede do Sindicato dos Bancários de Joinville”, diz Valdemar Luz, presidente da entidade.

Valdemar lembra que a pauta a ser debatida pelos delegados bancários no 48º Encontro Nacional é fruto de um amplo debate democrático: “Começamos nossa consulta com a categoria no dia 4 de março e então participamos dos encontros com as Federações, terminando com nova consulta aos bancários sobre a realidade do home office.”

> Encontro dos Banrisulenses define eixos estratégicos da Campanha deste ano
> Sindicato lança pesquisa sobre a Campanha Salarial 2020!
> Sindicato recebe primeiros questionários da pesquisa sobre Campanha Salarial

Negociação

A pauta aprovada será entregue à Fenaban para que seja iniciado o processo negocial. Desde 2018, com a reforma trabalhista que acabou com o princípio da ultratividade – conceito jurídico segundo o qual uma acordo pode ser prorrogado enquanto outro não seja assinado até sua data de validade –, os bancários têm que se mobilizar para que uma nova CCT seja assinada antes que a anterior perca a validade.

Este ano, o Governo vetou artigo da MP 936 que garantia a ultratividade de acordos e convenções enquanto perdurasse a pandemia de covid-19. Portanto, mais uma vez os bancários precisam fechar um acordo até a data de validade de sua CCT, que é 31 de agosto. “Vamos a luta uma vez mais e contamos com o apoio da categoria!”, conclui Luz.

Confira a programação:

10h – Abertura do 48º Encontro Nacional de Dirigentes Sindicais Bancários e Securitários, pelo Presidente da CONTEC, Lourenço Prado.

10h30 – Mensagem dos Presidentes das Federações.

11h – Início das discursões das propostas encaminhadas pelas Federações e Sindicatos para adequação da CCT Fenaban e ACT´s.

12h30 – Intervalo.

13h30 – Discussão das minutas de Pautas de Reivindicações da Campanha Salarial 2020.

18h – Encerramento do 48º Encontro Nacional de Dirigentes Sindicais Bancários e Securitários para Planificação da Campanha Salarial 2020/2021, pelo Presidente da CONTEC, Lourenço Prado.

webmaster

A página do Sindicato dos Bancários de Joinville é um instrumento de informação, formação e interação com a categoria e a comunidade em geral.

Deixe um comentário