Sindicato presente no Encontro de Dirigentes Sindicais de Bancários do Sul
Joinville – Dentro do calendário da Campanha Salarial 2020/2022 definido pela Contec (Confederação Nacional dos Bancários), o Encontro de Dirigentes Sindicais Bancários do Sul foi realizado no dia 9 de julho por videoconferência, das 9 às 13 horas. Participaram 106 dirigentes bancários divididos entre Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.
Os trabalhos do Encontro do Sul foram coordenados pelo presidente da Federação do Paraná, Gladir Basso, pelo coordenador da Delegacia da Contec no Rio Grande do Sul, Luiz Carlos Santos Barbosa, e pelo presidente da Federação de Santa Catarina, Armando Machado Filho, com apoio dos sindicalistas das mesas de negociação do Banco do Brasil e Caixa, Carlos Roberto Rodrigues e Luís Francisco Cardoso. Destacou-se também a presença do presidente da Federação de Minas Gerais, Alfredo Brandão Horsth.
Durante o encontro, os dirigentes bancários do Sul definiram propostas da campanha salarial 2020/2022, que serão apresentadas e defendidas no Encontro Nacional, que ocorrerá dia 21 deste mês, também por videoconferência. As principais propostas são:
- Reajuste salarial com base no INPC dos últimos 12 meses (setembro/2019 a agosto/2020;
- Aumento real de 5% para os salários e de 10% para verbas como tíquete-alimentação e cesta-alimentação;
- Manutenção dos empregos: garantir junto aos bancos que não haja demissões;
- Sobre o trabalho home office durante a pandemia do novo coronavírus, realizar pesquisa junto aos bancários sobre esse tema, para melhor compreensão das necessidades da categoria na mesa de negociação;
- Os bancos continuam pressionando os bancários no atendimento de metas extremamente abusivas e praticando o assédio moral, comprometendo a saúde dos bancários. Sobre esse tema, o movimento sindical vai cobrar nas mesas de negociações que os bancos cessem essas metas abusivas e o assédio moral;
- Defesa dos bancos públicos; desenvolver campanha junto à população e ao Congresso Nacional, no sentido de preservar os bancos públicos, a sua função social e o seu papel no desenvolvimento econômico;
- Manutenção de todas as cláusulas dos acordos do Banco do Brasil e da Caixa, e da convenção coletiva da Fenaban (bancos privados).
“A Campanha Nacional segue fortalecida com este encontro”, afirma Valdemar Luz, presidente do Sindicato dos Bancários e Financiários de Joinville. Segundo ele, “mesmo diante da pandemia, conseguimos fazer um encontro participativo e democrático. Saímos desta experiência mais fortes e seguros de que faremos uma grande Campanha Nacional”, conclui.
Homenagem
Na ocasião, o SEEB-Joinville homenageou o presidente da FEEB-SC, Sr. Armando Machado Filho, com uma comenda em nome de toda a Diretoria, por ocasião da posse da Gestão 2020-2024 e 56° aniversário de fundação da Entidade Sindical realizada no dia 4 de julho.
Entrega das Minutas
Conforme ficou definido pela Contec, o calendário desta campanha salarial prevê que no dia 23 deste mês será feita a entrega da pauta de reivindicações para a Fenaban (bancos privados) e dia 24, para Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.