Vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira em todo o país
A meta neste ano é vacinar 90% do público-alvo, índice maior do que nos anos anteriores A campanha nacional de vacinação contra gripe começa nesta segunda-feira (17), em todo o Brasil, com o desafio de reverter o crescimento dos casos da doença e reduzir as mortes causadas pelo vírus Influenza.
Em Minas Gerais, os números de óbitos e pessoas internadas com gripe cresceram mais de 1.000% no ano passado. A campanha deste ano foi antecipada justamente por causa do aumento dos registros fora do período mais crítico.
Os casos mais graves se concentram durante o inverno, mas em 2016, houve um grande número de notificações nas demais estações do ano. No ano passado, Minas registrou 297 mortes e 1.071 casos de influenza, contra 17 óbitos e 93 internações em 2015, uma alta de 1.647% e 1.051%, respectivamente.
Em Belo Horizonte, o crescimento foi menor, mas ainda assim alarmante. As mortes cresceram 600%, passando de oito em 2015 para 56 em 2016. Já os casos notificados pularam de 54 para 275, uma alta de 409%. Além do período de vacinação ter sido antecipado, o público alvo da campanha foi ampliado.
Agora, os professores das redes pública e privada também poderão ser imunizados. Os demais contemplados são idosos, crianças de seis meses a 5 anos, trabalhadores de saúde, mulheres até 45 dias após o parto, indígenas, presos, adolescentes que cumprem medidas socioeducativas e funcionários do sistema prisional.
Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes e hipertensão, também podem ser imunizadas, desde que haja prescrição médica. Segundo o Ministério da Saúde, tratam-se de grupos com maior risco de complicações devido à gripe.
A meta deste ano é vacinar 90% do público-alvo, índice maior do que nos anos anteriores, quando a meta girava em torno de 80%. Para isso, serão distribuídas 60 milhões de doses. A campanha vai até o dia 26 de maio. O Tempo