Vergonha, Itaú! Três demissões na base do Bancários Joinville
No dia 28 deste mês é comemorado o Dia do Bancário. O banco Itaú decidiu abrir as comemorações mais cedo, demitindo três trabalhadores (dois deles na data de hoje, dia 15/08) na base do Bancários Joinville. Um dos colegas estava perto de comemorar trinta anos de casa, e outro, o banco aparentemente aguardou passar a estabilidade pré-aposentadoria para demitir.
“Vergonha, Itaú!”, assinala Valdemar Luz, presidente do sindicato. “Não podemos aceitar. Quase trinta nos de trabalho e de repente, um trabalhador deixa de ser importante. Cinco bilhões de lucro no primeiro trimestre, e o Itaú decide investir nesta política de demissões. Toda a assessoria jurídica do sindicato será prestada aos companheiros demitidos”, diz o sindicalista. O Sindicato orientou os trabalhadores a seguirem com medidas judiciais para fazerem valer seu direito.
Atestados médicos
Outro alvo da indignação do sindicato é a mudança nas regras para entrega e validação de atestados médicos no banco Itaú. A partir de 1º de agosto, atestados médicos de afastamento, de um a quatro dias, deverão ser entregues ao gestor em até três dias a contar da data de emissão. Já para atestados com afastamento igual ou superior a cinco dias, o trabalhador deverá passar por Avaliação Clínica Complementar.
“Na verdade, o banco deseja ‘controlar’ o trabalhador adoecido. Ora, se o bancário possui atestado, não precisa passar por avaliação complementar”, assevera Valdemar.
Campanha Salarial
“Nos resta a indignação e ainda mais disposição para a luta nesta campanha salarial que inicia. Conclamamos aos bancários do Itaú que se juntem às nossas fileiras nesta guerra iminente”, conclui Valdemar. Com as pautas aprovadas na Assembleia Geral Extraordinária realizada em 9 de agosto, o Bancários Joinville está preparando atos públicos para o início de setembro, dando o pontapé inicial na Campanha Salarial 2016.