Vitória! Bancários seguirão com folga aos fins de semana e feriados
Surtiu efeito a pressão do movimento sindical e a mobilização da categoria bancária. O deputado federal David Soares (União-SP), autor do Projeto de Lei (PL) 1043/19, que autorizava a abertura dos bancos aos sábados, domingos e feriados, solicitou a retirada de tramitação da matéria.
Este era um projeto elitista e que não visava ampliar atendimento à população. Caso esse projeto fosse aprovado, os únicos beneficiados seriam os bancos, que visam aumento do lucro à custa de mais adoecimento dos trabalhadores, que seriam obrigados a cumprir metas também aos finais de semana. Nossa luta é para que a categoria bancária trabalhe 4 dias por semana. A luta da categoria bancaria, dentro do Congresso Nacional, pela garantia e ampliação dos nossos direitos, mais uma vez, trouxe bons resultados.
Mobilização dos trabalhadores no Congresso
O movimento sindical havia conversado diversas vezes com o autor do projeto a fim de explicar os motivos pelos quais os trabalhadores e seus representantes são contra o texto. Foram apresentados dados que comprovam os prejuízos à saúde dos bancários causados pela sobrecarga de trabalho e o assédio moral para a cobrança abusivas de metas. O movimento sindical reforçou que a abertura dos bancos nos finais de semana e feriados pioraria ainda mais este cenário.
O deputado e seus aliados, a favor do lobby dos bancos, insistiam em manter o projeto em tramitação. Mas a mobilização do movimento sindical, somada às estratégias articuladas no Congresso Nacional, obteve resultados e assegurou os direitos da classe trabalhadora e, sobretudo, da categoria bancária.
Após a insistência do movimento sindical, das audiências públicas e demais estratégias para apresentar a inviabilidade do PL, seu autor não teve outro meio a não ser apresentar requerimento solicitando sua retirada de tramitação na Câmara dos Deputados, o que foi feito.
Queremos semana de quatro dias de trabalho!
Importante reforçar que a categoria bancária segue mobilizada e cobrando a implantação da semana de quatro dias de trabalho – uma reivindicação permanente dos trabalhadores de bancos. Pela reivindicação, os bancos seguirão atendendo a população de segunda a sexta. Mas com uma escala de trabalho que permita o trabalho apenas em quatro dias na semana.
Pesquisas indicam que a semana de quatro dias aumenta a produtividade dos trabalhadores e a lucratividade das empresas que adotaram essa escala de trabalho. Com mais tempo de descanso, aumenta a disposição dos trabalhadores e diminuem os casos de adoecimento. Além disso, uma escala de trabalho menor estimula a economia, a geração de empregos e promove a distribuição dos ganhos que o avanço da tecnologia proporciona.
É preciso estar atento e forte
Segundo informações da assessoria do deputado não há intenção de reapresentar o projeto, nem algo semelhante.
Já houve muitas idas e vindas sobre essa proposta, por isso, devemos estar atentos à movimentação no Congresso. Outros deputados trabalham pela abertura dos bancos aos finais de semana. É preciso dar atenção à movimentação do trabalho no setor bancário a fim de impedir não apenas a aprovação de leis que prejudicam a categoria, mas também a utilização de subterfúgios para o descumprimento das leis existentes.