Maio Lilás: Liberdade Sindical e participação dos trabalhadores no Sindicato

Brasília – O Ministério Público do Trabalho (MPT) lança na próxima segunda-feira (7) a campanha Maio Lilás, que ressalta a importância de discutir a liberdade sindical e a participação dos trabalhadores na atuação dos sindicatos para a promoção da defesa dos seus direitos.

A discussão da liberdade sindical e da participação dos trabalhadores nos seus sindicatos ganha relevância este ano, em especial em razão das mudanças promovidas nas relações de trabalho por força da Lei 13.467/2017, a lei da reforma trabalhista. Existem, atualmente, diversos obstáculos às atividades dos sindicatos – como a dificuldade de custeio – o que se agravou após a reforma, que tornou facultativa a contribuição sindical. O sindicato precisa de recursos para promover as ações de defesa dos interesses de seus representados e a crise no custeio afeta diretamente a ação sindical.

Ao longo do mês de maio, o MPT promoverá, em todo o país, ações para dar visibilidade ao tema da liberdade sindical, promovendo o debate público sobre o assunto na sociedade civil. Cada procuradoria regional terá autonomia para criar uma programação local para o Maio Lilás.

A cor lilás é uma homenagem às 129 mulheres trabalhadoras, que foram trancadas e queimadas vivas em um incêndio criminoso numa fábrica de tecidos, em Nova Iorque (EUA), em 8 de março de 1857, por reivindicarem um salário justo e redução da jornada de trabalho. No momento do incêndio, era confeccionado um tecido de cor lilás.

Valdemar Luz, presidente do Bancários Joinville, alerta que “a categoria bancária é uma das mais organizadas do país. Graças à mobilização e luta, os bancários conquistaram uma série de direitos que estão previstos em Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), com validade nacional. Só tem direitos quem se organiza, participa e fortalece seu sindicato”.

“Faça a sua sindicalização! Além de contribuir para garantir direitos, manter a estrutura e serviços do Sindicato, quem se associa à entidade economiza em descontos, convênios de cultura e lazer, além ter acesso a uma grade de cursos. E vai ajudar nos ajudar a montarmos nossa recreativa dos bancários! Aproveite para conferir outras vantagens de ser sindicalizado”, finaliza Valdemar. MPT com edição Bancários Joinville

Bancarios Joinville

A página do Sindicato dos Bancários de Joinville é um instrumento de informação, formação e interação com a categoria e a comunidade em geral.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *