CONTEC completa 60 anos

Brasília – Um Sindicato caracteriza uma associação sindical de primeiro grau, reunindo trabalhadores pertencentes a uma mesma categoria profissional, que é constituído com o intuito de resguardar os interesses econômicos e laborais, bem como a representatividade e a defesa destes trabalhadores.

Além dos sindicatos, associação de primeiro grau, há também as federações e as confederações.

O Sindicato dos Bancários e Financiários de Joinville e Região é orgulhosamente filiado à Confederação CONTEC.


Histórico:

Neste 28 de  julho de 1958 era fundada, no Rio de Janeiro, a Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito – CONTEC, para coordenar a defesa dos direitos e interesses dos trabalhadores nos estabelecimentos financeiros do Brasil.

Durante todo este período, temos desenvolvido intensas lutas, com vitórias relevantes para as categorias profissionais dos bancários e dos securitários. Passamos por experiências duras e desagradáveis como foram, no caso, as duas (02) intervenções do Ministério do Trabalho, ocorridas nos períodos de 1964 até 1966 e de 1972 até 1975, ambas por motivos puramente ideológicos, porque nunca nos submetemos governos, patrões ou partidos políticos, nem colocamos a entidade à disposição de interesses, que não fossem estritamente os das trabalhadoras e dos trabalhadores.

Esta tem sido a postura e práticas adotadas pela Confederação nestes 60 anos de existência, que terão de prevalecer, a fim de mantermos sempre a coerência, combatividade e firmeza para o presente e futuro, em homenagem, também, aos nossos antecessores, especialmente Aluysio Palhano Pedreira Ferreira,presidente da CONTEC, que  foi assassinado, depois de preso e torturado pelo governo autoritário do Brasil, em 1971.

Entretanto, agora nos encontramos em face de todos os problemas decorrentes de uma reforma trabalhista (Lei número 13.467/2017), desnecessária, inoportuna e injusta para trabalhadoras e trabalhadores. Estamos convencidos de que aqueles que vivem de salários merecem tratamento diferenciado em face da sua fragilidade econômica diante do patrão todo poderoso do sistema financeiro, que dispõe do produto de que necessita: o trabalhador, isto é, o posto de trabalho, o emprego.

Entendemos que devemos sustentar a mesma luta, combatividade  e coerência, que orientaram nosso trabalho até hoje e do qual nunca vamos  nos arrepender. Assim pensamos e assim agimos.

Vida longa a CONTEC!

Parabéns aos 60 anos de atuação em nome dos bancários e securitários brasileiros!

Bancarios Joinville

A página do Sindicato dos Bancários de Joinville é um instrumento de informação, formação e interação com a categoria e a comunidade em geral.