Reunião de sindicatos com Fenaban debate variante ômicron e outros assuntos

O Sindicato dos Bancários de Joinville participou de importante reunião entre as entidades sindicais e a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos), nesta sexta-feira 3, com a presença de 70 presidentes de Sindicatos, Federações e Confederações e representantes dos bancos, coordenados pelo Dr. Adauto de Oliveira Duarte.

O encontro analisou e debateu questões de comorbidades entre a categoria dos bancários e a cepa variante ômicron COVID 19. A ômicron segue cercada de incertezas e especulações. Um dos aspectos que levanta mais dúvidas tem a ver com a imunidade: será que as vacinas disponíveis atualmente são capazes de barrar uma infecção (ou ao menos diminuir a gravidade da doença) causada por essa nova versão do coronavírus?

Variante Ômicron

Por ora, não há nenhuma evidência de que os imunizantes perdem completamente a capacidade de proteção — os estudos que avaliam essa questão estão em andamento e devem ter seus resultados preliminares divulgados ao longo da próxima semana. A vacinação continua indicada como a principal estratégia para se proteger contra a COVID.

Dr. Adauto asseverou que “os representantes dos bancários fizeram um trabalho sem precedentes no Brasil na luta contra o COVID e preservação de suas categorias”. De fato, o movimento sindical bancário foi protagonista neste período, tendo salvado milhares de trabalhadores e ainda atendendo as necessidades da população. Um exemplo a nível mundial.

Os dirigentes sindicais presentes apresentaram suas reivindicações ao representante da Fenaban, que demonstrou boa vontade em colaborar para que haja a melhor relação possível entre os bancos e os sindicalistas, prometendo envidar todos os esforços para o atendimento das demandas dos bancários.

Decreto nº10.854/2021

Também fui discutido o Decreto nº10.854/2021, que restringe o direito ao PAT- Programa de Alimentação do Trabalhador, a quem percebe salários acima de cinco salários mínimos.

Bancarios Joinville

A página do Sindicato dos Bancários de Joinville é um instrumento de informação, formação e interação com a categoria e a comunidade em geral.