SindicatoVídeos

Continua a luta pela vacinação dos bancários

#SomosTodosBancariosJoinville

Joinville – Na última semana, os diretores do Sindicato dos Bancários e Financiários de Joinville estiveram em Florianópolis para, entre outras coisas, a importante missão de visitar o Governo do Estado de Santa Catarina e fazer um apelo ao governador Carlos Moisés pedindo prioridade da categoria bancária no Plano Nacional de Imunização: “Os maiores grupos de risco são os profissionais da medicina, dos transportes e em seguida os bancários”, alerta Valdemar Luz, presidente do Sindicato.

Ainda sobre a vacinação, Valdemar anunciou que o Sindicato já está há algum tempo verificando a possibilidade da compra de vacinas a todos os associados e seus dependentes. “Entraves jurídicos ainda nos impedem de inciar este projeto, mas tão logo resolvidos, o Bancários Joinville dará início a esta grande operação”.

Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados votou o Projeto de Lei 1011/20, que estabelece prioridade para bancários e outros grupos dentro do plano de vacinação contra a Covid-19. O texto principal já havia sido aprovado em março, mas estava pendente a análise de destaques. A proposta agora segue para o Senado.

Além dos bancários, na votação de hoje foram incluídos entre os grupos prioritários as empregadas domésticas e os motoristas de aplicativos. O projeto é do deputado Vicentinho Júnior (PL-TO) e outros, e recebeu parecer favorável da deputada Celina Leão (PP-DF).

O texto original do projeto inclui nos grupos prioritários os caminhoneiros autônomos e profissionais do transporte de cargas e mercadorias. A relatora incluiu outras categorias, como as pessoas com doenças crônicas e que tiveram embolia pulmonar, os agentes de segurança pública e privada, os trabalhadores da educação do ensino básico, os coveiros e os oficiais de Justiça.

Confederação dos Bancários

A Confederação dos Bancários – CONTEC encaminhou ofício no dia 16 ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. No documento, a entidade reitera a reivindicação pela inclusão prioritária dos bancários no Plano Nacional de Imunização (PNI) para vacinação contra a covid-19. O ofício foi assinado pelo presidente Lourenço Ferreira do Prado. Nele, a CONTEC justifica que os bancários estão na linha de frente do atendimento à população brasileira, ajudando principalmente no pagamento dos auxílios e benefícios sociais as pessoas em situação de vulnerabilidade durante a pandemia.

“Apesar de ser uma categoria profissional com um contingente inferior a 500.000 trabalhadores, labora sob a exigência permanente de muitas metas e imensa pressão, e foi atingida de forma pesada, com mortes superiores a 170% em relação ao ano anterior, causadas pela covid 19”, afirma a Contec no ofício ao ministro.

Federação dos Bancários de Santa Catarina

O Presidente da Federação dos Bancários de Santa Catarina, Armando Machado Filho, se reuniu na Alesc com o Deputado Estadual Volnei Weber, solicitando apoio junto ao Governo do Estado para que os bancários sejam incluídos no PNI (Plano Nacional de Imunização) contra a Covid-19 .

Na ocasião, além da entrega de um ofício solicitando a inclusão da categoria bancária ao grupo prioritário para a vacinação, o presidente da Federação destacou a importância da categoria bancária para a economia do país e do estado de Santa Catarina, informou dados recentes de bancários contaminados e o crescente número de óbitos pela doença entre os trabalhadores, reforçando a necessidade de urgência da vacinação a categoria que está notavelmente exposta aos riscos de contágio.

Sindicato na TV

Valdemar também esteve no canal de TV TVBE pedindo apoio ao Governador Carlos Moisés.

> Presidente do Bancários Joinville é entrevistado no programa “NC em Foco”

webmaster

A página do Sindicato dos Bancários de Joinville é um instrumento de informação, formação e interação com a categoria e a comunidade em geral.