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Nova reunião com Itaú – Bancários Joinville estava participando

Joinville – O Bancários Joinville junto da Contec e Federações participaram nesta terça-feira 14 de reunião por videoconferência com os representantes do Banco Itaú. Na pauta, as mudanças no formato de atribuições dos Caixas, que deverão passar para Agentes de Negócios.

Durante a reunião, várias perguntas foram feitas pelos representantes dos trabalhadores. Entre elas sobre o tempo para mudança do novo formato; curso de treinamento; técnicas de vendas; qualificação para preparar o novo agente de negócios.

Segundo informou o banco, serão feitos vários procedimentos para que os Caixas sejam preparados para essa mudança. A reunião foi encerrada com o compromisso de haver novos momentos de diálogo com o banco sobre o assunto. O combinado é que a transição será acompanhada com a participação das Entidades representativas dos bancários. A videoconferência teve a participação em nível nacional de 76 sindicalistas.

O movimento sindical destacou a importância de que o diálogo prossiga e que as mudanças sejam acompanhadas para que não hajam prejuízos aos funcionários do Itaú.

De acordo com o banco, atualmente são 10.050 caixas em todo o Brasil. Destes, 55% já tem a Certificação Profissional Anbima – Série 10 (CPA – 10), exigência mínima para a transformação de alguns Caixas em Agentes de Negócios. Em Santa Catarina 62% dos Caixa já possui o Certificado Profissional Anbima – Série 10 (CPA – 10).

Os sindicalistas reivindicaram ao banco que todos os Caixas sem a CPA-10 tenham a mesma oportunidade de fazer a Certificação, sem nenhuma interferência. Além da possibilidade de o Itaú pagar total ou parcial o curso de certificação. O banco informou na reunião que irá verificar a possibilidade, mas já oferece um Curso Online gratuitamente.

O Itaú garantiu que não haverá mudança de carga horária nem de remuneração sem perda de gratificação, podendo o funcionário expandir no varejo com possibilidade de encarreiramento dentro da instituição financeira. O banco informou também que este processo já acontece nas agências Personnalité e nos PABS há dois anos.

Todos estão atentos e cobrarão transparência no processo de migração dos funcionários para a nova função, inclusive questões sobre o programa AGIR, ligado à remuneração variável dos funcionários e o Trilhas de Carreira, mecanismo de avaliação trimestral dos Caixas, para os que mudarem de cargo.

Ficou definido que terá outra reunião para responder questões de ajustes neste processo de migração de Caixas para Agente de Negócios, mas o banco garantiu que os funcionários que atuarem como Caixa Agente de Negócios não terão prejuízo na remuneração.

Resumo da reunião:

– O banco implementará um novo modelo de função para o caixa segmento varejo. A nova função será Caixa-Agente de Negócios;

– O banco informou que está em fase de planejamento, mas divulgou que este modelo já existe nos PAB’s e no segmento Personnalité e, que apresentam resultados satisfatórios;

– O banco justifica essa alteração por entender que o funcionário caixa terá maior oportunidade em sua carreira e de evoluir na instituição;

– O banco informou que atualmente possue em seu quadro funcional mais de 10.000 caixas e destes, 50% já possuem o CPA 10 ou CPA 20. O Estado de Santa Catarina apresenta hoje 62% do quadro funcional de caixas com certificação pela ANBIMA;

– O banco informou que todo o processo se dará de forma gradativa e respeitando todos os critérios para obtenção do certificado, ou seja, nesse momento não haverá prazo determinado para a certificação, mas no futuro todos deverão possuir, no mínimo, o CPA 10;

– Não haverá perda na remuneração, ou seja, permanece todas as rubricas próprias da função de caixa;

– Não haverá alteração na jornada de trabalho;

– O Trilha de Carreira será reformulado em razão dos novos produtos;

– O funcionário Caixa-Agente de Negócios receberá comissão pela venda dos produtos;

– A certificação será reembolsada pelo banco, caso o funcionário seja aprovado;

– O banco disponibilizará curso na modalidade e-learning. O referido curso deverá ser realizado durante o horário de trabalho, conforme definido em conjunto com o gestor;

– Os funcionários caixa receberão treinamento de venda para os novos produtos;

– Gerente Operacional, Supervisor e demais cargos comissionados da área operacional, também, deverão obter a certificação.

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