ItaúSindicato

Reunião entre movimento sindical e Itaú na Federação dos Bancários de Santa Catarina

Aconteceu na quarta 7, na sede da Federação dos Bancários de Santa Catarina, reunião com a diretoria de relações sindicais do Itaú/Unibanco. Estavam presentes na reunião, Marina Madeira, superintendente de relações do trabalho, Gustavo Barbosa, coordenador de relações sindicais, Marcos Guermandi, especialista de relações sindicais do banco e representantes de todos os sindicatos da base da Federação.

A reunião, que aconteceu a pedido da FEEB/SC, tratou sobre o processo da assinatura de validação dos sindicatos do Termo de Quitação das Anotações no Registro de Ponto Eletrônico e das Horas Extras. O banco informou que o sistema de registro de ponto e validação, foram aperfeiçoados, trazendo maior segurança para os funcionários e para os sindicatos. Fato que pode ser comprovado, por exemplo, na validação semestral, onde o funcionário é informado sobre a possibilidade de correção, com a atuação do sindicato.

Outro assunto tratado refere-se ao ACT CCP assinado pela CONTEC, com adesão voluntária de cada sindicato com aprovação em assembleia.

Para o coordenador da COE/Contec e diretor da FEEB/SC, Eduardo Israel, o novo acordo trouxe vantagens, como o reajuste dos valores das taxas administrativas, as quais, serão apuradas conforme tabela apresentada.

Durante a reunião, foi levantado por parte do banco, a possibilidade de assinatura do acordo, referente aos adiantamentos de valores pelo banco em razão dos afastamentos pelo INSS. O banco propõe um acordo que possibilita o pagamento devolução em até 12 parcelas sem juros. Muitos sindicatos presentes mostraram-se favoráveis ao acordo. O banco estará realizando alguns ajustes na redação para envio à Federação, para posterior avaliação e discussão.

Os representantes dos sindicatos da base da FEEB/SC, incluindo o SEEB Joinville, tiveram a oportunidade de discutirem juntamente com os representantes do banco, várias demandas, de suas respectivas bases, como por exemplo, problemas no afastamento por licença médica envolvendo perícia do INSS, agências sem condições de trabalho, descontos na folha de pagamento de funcionários afastados entre outros assuntos. Os representantes do Banco, se propuseram a encaminhar as demandas apresentadas para o estudo de soluções.

Também foi mencionado e elogiado por parte dos representantes dos sindicatos, o projeto Agenda Ativa, proposta pelo banco e com implementação na base da FEEB/SC no início de dezembro de 23.

“Sempre priorizamos o diálogo para solucionar os problemas da categoria. Vejo grande importância na disponibilidade do banco em vir até a sede da Federação a nosso pedido e abrir este canal de conversa, tomando ciência das demandas dos sindicatos que compõem a nossa base”, disse Armando Machado Filho, Presidente da FEEB/SC.

webmaster

A página do Sindicato dos Bancários de Joinville é um instrumento de informação, formação e interação com a categoria e a comunidade em geral.