Sindicato

Sindicato dos Bancários participa de audiência pública com Senador Paim

Na última sexta-feira, dia 29, o Sindicato dos Bancários participou de audiência pública da Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado Federal, com a presença do senador Paulo Paim. O evento foi realizado no auditório da sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Joinville.

O objetivo do encontro – um debate entre sindicalistas e a classe trabalhadora – foi a coleta de sugestões para a estruturação do “Estatuto do Trabalho” visando a recuperação de diversas proteções perdidas e a criação de outras tantas, adaptadas ao mundo do trabalho remoto e do trabalho por aplicativos.

O senador Paim, que votou contra a reforma trabalhista em 2017, após vencido pelas forças neoliberais do Congresso, decidiu encampar um anteprojeto que foi levado ao Senado no ano seguinte por entidades ligadas aos direitos trabalhistas, como o Sinait e a Anamatra, prevendo a criação do Estatuto do Trabalho.

“A nossa premissa básica é que as leis não podem apenas beneficiar o lado do empregador” afirma Paim. “O empregado precisa ter dignidade no trabalho. É inadmissível, por exemplo, que um motorista de aplicativo sofra um acidente no trabalho e se lesione e que a empresa não assuma nenhuma responsabilidade por isso”, complementa.

“O que queremos é, ao contrário da reforma trabalhista aprovada em 2017, discutir os direitos com calma e construí-los de baixo para cima, ouvindo todos e sem imposições vindas do alto. A ideia é que o Estatuto do Trabalho seja uma nova CLT”, finaliza.

webmaster

A página do Sindicato dos Bancários de Joinville é um instrumento de informação, formação e interação com a categoria e a comunidade em geral.