Sindicato

Sindicato dos Bancários presente com o Fórum Sindical dos Trabalhadores

São Paulo – O Fórum Sindical dos Trabalhadores, que representa Confederações urbanas e rurais, realizou nesta terça (17), Encontro Preparatório para o Congresso Nacional dos Trabalhadores, que ocorre no mês de agosto, em Praia Grande, Litoral paulista.

Cerca de 250 dirigentes, representando 18 Estados, atenderam ao evento. “Debater a conjuntura nacional e suas consequências na vida dos trabalhadores e do movimento sindical foi o objetivo do encontro”, diz Valdemar Luz, presidente do Bancários Joinville. “Se passaram cinco meses desde a aprovação da reforma trabalhista, e o que temos de resultado concreto é menos empregos e mais trabalho precário; menos consumo e mais arrocho salarial; menos crescimento econômico e mais concentração da renda”, alerta Luz.

Com as resoluções propostas e aprovadas em plenária neste encontro, o Congresso de agosto vai reforçar propostas de resistência à nova lei trabalhista, superação das dificuldades cotidianas das entidades e também unificar ações voltadas ao custeio. Valdemar assevera ainda a importância do debate político: “O movimento sindical simplesmente não consegue se organizar frente às eleições; É cada um para si, com seus egos e times. Temos 129 de 513 parlamentares à favor do trabalhador, e isso numa média bem otimista. O início da solução para todos os nossos problemas passa pelo voto consciente e classista”, alerta.

Envolvimento das Federações

“Há a necessidade das federações estarem envolvidas, organizando seus sindicatos à luta! Não há mais por que deixar dinheiro guardado; As federações tem de investir em formação e qualificação de nossos dirigentes, preparando as bases para a mobilização”, assevera Valdemar.

“O trabalho precisa começar na base, conscientizando os trabalhadores de seus direitos através da formação; e principalmente da consciência política e de classe; Mas a organização dos Sindicatos parte das federações, este é seu papel e precisa ser cumprido”, conclui.

Movimento Basta!

O movimento, que nasceu de um fórum, tem o objetivo de formatar, monitorar e desenvolver políticas públicas baseadas na agenda das 71 entidades que compõem seu quadro, além de certificar candidatos que pretendem concorrer ao parlamento em 2018.

Para se certificar, os candidatos indicados pelos membros do movimento serão avaliados de maneira criteriosa, com pesquisas sobre a “ficha limpa” e os compromissos com a agenda de reformas sociais. Além de centrais sindicais, fazem parte do Basta entidades da iniciativa privada e do setor público, organizações não governamentais, associações ligadas à imprensa e outras representações classistas.

O sindicalismo deve divulgar candidaturas comprometidas com o desenvolvimento nacional. O FST apoia o Movimento Basta, que participou do encontro. A ideia é montar uma plataforma digital, que vai ajudar na escolha de nomes alinhados às bandeiras populares e trabalhistas. O movimento sindical deverá informar às bases o perfil dos candidatos novos ou dos que buscam a reeleição. O movimento deve lançar candidatos também, para ocupar mais espaço político.

O encontro foi realizado no Leques Brasil Hotel, na Liberdade, região central de São Paulo. Agência Sindical com Redação Bancários Joinville

 

webmaster

A página do Sindicato dos Bancários de Joinville é um instrumento de informação, formação e interação com a categoria e a comunidade em geral.

Deixe um comentário