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Sindicato se reúne com representantes do Banco do Brasil

Joinville – Nesta manhã de quinta, 26, houve uma importante reunião entre o Bancários Joinville e representantes do Banco do Brasil. Claudinei L. Dapper (Superintendente de Atendimento), Rogério F. de Pádua (Superintendente de Canais) e Alencar R. de Araújo (Gerente Regional da GEPES) representaram o banco.

Na pauta,  a apresentação do projeto UNV, ou Unidade Integração Varejo e problemas levantados pelo Sindicato nas agências de Joinville e região que afetam o funcionalismo. O Banco informou que os clientes não encarteirados estarão vinculados a essa nova unidade, que fará o gerenciamento do fluxo de atendimento para este perfil. Também foi apresentada toda a estrutura e objetivos da UNV, que abrangerá num primeiro momento, as praças de Belém, Curitiba, Joinville e Ribeirão Preto.

Na ocasião, os sindicalistas questionaram sobre as condições em algumas agências, com quadro reduzido, além de problemas de layout e ambiência. O BB informou que já está analisando estas situações para corrigir os problemas. O sindicato também mostrou preocupação com as agências digitais e a redução de quadros. O BB informou que realizou pesquisas na Europa e Estados Unidos onde constatou que grandes bancos que nasceram digitais, hoje sentem a necessidade de atendimento presencial e vem contratando funcionários, mudando este modelo, ou seja, o BB pretende seguir neste caminho.

O presidente do Sindicato, Valdemar Luz, disse à redação do Bancários Joinville que os 45 dias que o projeto vem funcionando ainda é um curto período para avaliações. E põe o projeto em perspectiva: “O que realmente nos interessa é o funcionalismo, aquele trabalhador bancário que dia a dia está ali oferecendo seu sangue pela instituição Banco do Brasil. Veremos como o banco pretende exigir resultados em cima desta carteira de clientes, cujo perfil, imagino, não é para dar lucros. São poupadores, clientes sem interesse em investir, que têm conta-corrente no máximo para administrar sua vida financeira.”

Segundo balanço divulgado pelo banco sobre o primeiro semestre de 2017, o quadro de funcionários foi reduzido em 10.012 trabalhadores nos últimos 12 meses. Ao mesmo tempo, o número de clientes aumentou em 1,379 milhão. Em junho de 2016 cada bancário de agência cuidava em média de 440 contas correntes, em junho deste ano esse número foi a 564 contas, 28% a mais.

“O que esperamos do BB é que ele continue público, que realize novo concurso e contrate novos bancários, que promova a resolução dos problemas de ambiência nas agências, que não submeta os trabalhadores a metas abusivas, que não precarize o atendimento e torne a vida de seus funcionários mais suave. Não podemos deixar o governo mudar o papel do Banco do Brasil, que é ser um banco publico capaz de competir com os privados, colocando em sua gestão um modelo de cada vez mais predador e sem responsabilidade social”, conclui Valdemar.

O Banco fez o compromisso de se reunir com o Bancários Joinville em um novo encontro quando da ampliação da área de atuação da Unidade Integração Varejo. Redação Bancários Joinville com dados SEEB – São Paulo

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