Sindicato

Sindicato recebe visita dos presidentes da UGT nacional e estadual, Ricardo Patah e Mazinho

Nesta quinta-feira 30, o Bancários Joinville teve a honra de receber a visita do presidente nacional da Central Sindical União Geral dos Trabalhadores (UGT), Sr. Ricardo Patah, do presidente da UGT-SC, Sr. Waldemar Schulz Júnior e do presidente do Sindinstal/SP, Sr. José Tadeu de Oliveira Castelo Branco.

A visita se dá por conta da palestra que Ricardo Patah irá proferir no 5º Congresso Estadual da entidade sindical em Santa Catarina, que será realizada na Recreativa do Sindicato dos Comerciários de Joinville ainda neste mesmo dia.

O presidente Valdemar Luz e uma delegação de 12 diretores receberam os convidados, onde Valdemar presenteou os colegas com o livro do 1° Congresso do Sindicato dos Bancários de Joinville. Esta equipe, além de atender ao 5ׄ° Congresso da UGT irá participar de um treinamento na sexta-feira dia 31, durante todo o dia.

Na reunião realizada no auditório do Sindicato, Ricardo Patah conversou com os diretores, asseverando que a reforma trabalhista promovida em 2017 atendeu apenas ao mercado e não ouviu os trabalhadores nem levou em consideração as reais necessidades do Brasil, que é um país continental. Essa reforma nasceu para exterminar o movimento sindical, cuja estrutura jamais foi respeitada, o que mudou a partir do ano passado, quando os temas capital e trabalho passaram a ser discutidos com a participação das centrais sindicais.

Valdemar chamou a atenção do presidente Patah sobre o documento “Projeto de Valorização e Fortalecimento da Negociação Coletiva” que tem em seu conteúdo propostas que não atendem aos anseios do movimento sindical, em especial a questão do fim das Federações e Confederações e o enfraquecimento dos Sindicatos.

Patah, que está em contato direto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva objetivando fazer alterações na nova legislação trabalhista, deixou claro que é a favor e junto da UGT lutará pelo sistema confederativo (Sindicato/Federação/Confederação), defendendo a unicidade sindical, a valorização dos Sindicatos, Federações e Confederações e pela volta da homologação aos Sindicatos, além da volta da ultratividade, etc.

Após o encontro, os sindicalistas dirigiram-se para um almoço e passaram a tarde participando do 5° Congresso Ordinário da UGT-SC.

No final dos debates, a plenária elegeu por aclamação a diretoria da entidade para o próximo mandato de quatro anos, tendo sido reeleito o presidente o Sr. Waldemar Schulz Junior. Também foi reeleita a bancária Renata Bernstorff Clemes no Conselho Fiscal e Valdemar Luz que ascendeu como Secretário da Macrorregião Norte da UGT-SC.

webmaster

A página do Sindicato dos Bancários de Joinville é um instrumento de informação, formação e interação com a categoria e a comunidade em geral.